Pacto Pelas Crianças | Secretaria de Governo

Pacto pelas Crianças do Piauí inaugura brinquedopraças na zona sul de Teresina através do OPA

Compartilhar:

A alegria tomou conta da zona Sul de Teresina nesta quarta-feira (7). Os bairros Esplanada e Parque Rodoviário foram contemplados com a inauguração oficial das aguardadas Brinquedopraças, que proporcionarão mais qualidade de vida para as crianças da região, pois passaram a contar com um espaço de lazer no qual poderão aprender brincando.

Fruto de uma reivindicação popular, através do Orçamento Participativo (OPA) e da parceria com o Pacto Pelas Crianças do Piauí, as áreas de lazer foram construídas com recursos das Secretarias de Educação e das Cidades.

“Brincar é um direito fundamental da criança. E é algo sério! A brincadeira contribui para o desenvolvimento social, cognitivo, motor e emocional das crianças. O estado tem o compromisso de oferecer esses ambientes de lazer para que elas possam brincar, se divertir e se desenvolver de forma plena”, afirmou a coordenadora do Pacto Pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles.

As brinquedopraças possuem piso de segurança emborrachado, gradil, playground com casinha dupla, escorregador com balanço duplo, cavalinhos de mola, balanço e gangorra dupla frontal inclusiva. O custo de cada espaço foi de R$ 200 mil.

Os investimentos do OPA são definidos mediante votação popular. A diretora da Associação Madre Cabrini, Denise Alves, destacou que envolveu outras escolas da região, para angariar mais votos e ter a proposta aceita. “Nós conseguimos mais de mil votos nessa proposta, e por isso não é uma conquista só do Centro da Juventude. É uma conquista coletiva de famílias, da sociedade civil, do estado organizado, do município, através das escolas. E a gente pensa que podemos muito mais com o orçamento do OPA”, comentou Denise.

A entrega das brinquedopraças contou com apresentações artísticas das crianças e participação das comunidades beneficiadas.

Pacto pelas Crianças

O Pacto pelas Crianças tem como finalidade planejar e intermediar a implementação de ações e políticas públicas transversais de cuidado com a Primeira Infância, pactuando com agentes públicos dos diferentes entes federativos, com os demais poderes e com representantes da sociedade civil organizada.

Uma das metas é montar 100 brinquedopraças em municípios do estado, favorecendo a socialização e o brincar das crianças beneficiadas. “Ainda este ano, nós queremos revitalizar 40 praças, para poder implantar as brinquedopraças em 40 municípios do Estado”, acrescentou a primeira-dama Isabel Fonteles.

O programa intersetorial envolve prioritariamente as Secretarias de Estado da Educação, da Saúde e da Assistência Social. O secretário da Educação, Washington Bandeira, e a secretária das Cidades, Vilani Silva, também participaram das inaugurações.

Compartilhar:
Pular para o conteúdo