Pacto Pelas Crianças | Secretaria de Governo

Incentivo a vacinação

A Carretinha de Saúde é uma das ações do Pacto Pelas Crianças do Piauí, realizada por meio da Secretaria de Saúde,

A cobertura global de vacinação infantil diminuiu em 2021 e cerca de 25 milhões de crianças não foram imunizadas, no mundo. Esta foi a maior queda ininterrupta em 30 anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês), publicado em julho de 2022. No Piauí, em 2021 a taxa de cobertura vacinal era menos de 70%, já em 2023 o Piauí foi o Estado que mais vacinou, aumentando para 84%.

Esse aumento da taxa de vacinação do Piauí se deu como resultado do trabalho em conjunto da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com o municípios e com o apoio do Pacto Pelas Crianças do Piauí, que ajudou com a atualiza dos cartões de vacinas na Carretinha da Saúde e apoiou às ações de incentivo à vacinação no estado, como o Busca Ativa Vacinal (BAV), em parceria com o UNICEF, o Saúde em Dia, promovido pela ESAPI, e a Campanha Estadual de Multivacinação pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

O Pacto Pelas Crianças do Piauí tem levado informações para os locais mais longínquos, permitido que os pais façam a atualização da caderneta de vacina na Carretinha da Saúde, motivando e dando visibilidade para a causa. A meta do programa é aumentar para 94% a taxa de vacinação, pois é a principal estratégia para bloquear a propagação de um vírus, bactériaa ou germe que pode causar doenças.
Segundo estimativas da OMS, as vacinas infantis salvam a vida de 4 milhões de crianças a cada ano. A imunização evita o contágio de doenças evitáveis e que podem retornar por falta de vacinação e evitar surtos pandêmicos.

Pular para o conteúdo