Pacto Pelas Crianças | Secretaria de Governo

Carretinha da Saúde

A Carretinha de Saúde é uma das ações do Pacto Pelas Crianças do Piauí, realizada por meio da Secretaria de Saúde,

A Carretinha de Saúde é uma das ações do Pacto Pelas Crianças do Piauí, realizada por meio da Secretaria de Saúde, que tem por finalidade planejar e intermediar a implementação de ações e políticas públicas transversais de cuidado com a Primeira Infância, pactuando com agentes públicos dos diferentes entes federativos, com os demais poderes e com representantes da sociedade civil organizada.
Atualmente, o Pacto Pelas Crianças do Piauí conta com duas unidades móveis totalmente equipadas com três consultórios onde são realizados os atendimentos odontológicos, oftalmológicos e fonoaudiológicos.
A Carretinha da Saúde irá percorrer os 224 municípios, levando atendimentos de qualidade para os pequenos piauienses. Com início das suas atividades em julho de 2023, realizou até final do ano mais de 10 mil atendimentos. Em 2024 esse número deve saltar para 39.000 e até 2026, 136 mil crianças devem ser assistidas pelo serviço. Até 2026 devem ser investidos R$ 6,6 milhões. Todo o recurso é do Tesouro Estadual.
No caso da oftalmologia, há o fornecimento gratuito de óculos, quando necessário. As crianças podem escolher entre os mais de 200 modelos de armações aquela que mais se adequar ao formato de rosto. Em 2023, mais de 700 óculos foram entregues.
Como funciona
A Carretinha da Saúde tem atendimentos simultâneos das especialidades por meio de uma demanda pactuada com as Secretarias de Saúde dos municípios. O cronograma foi estabelecido pela Secretaria de Saúde e aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Conforme os calendários, a Sesapi em parceria com as prefeituras divulgam as datas em que a Carretinha da Saúde estará no município, informando o local para que pais e cuidadores possam levar a criança nos dias agendados.
Intersetoridade na Carretinha
Enquanto aguardam o atendimento na Carretinha da Saúde, as crianças são recepcionadas por agentes do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), realizado pela Secretaria de Educação e do Programa Criança Feliz, realizado pela Secretaria de Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos, onde a espera é lúdica com contação de histórias, oficinas de pintura, e ainda aulas lúdicas de cidadania.

Pular para o conteúdo