Pacto Pelas Crianças | Secretaria de Governo

Primeira Infância é para a Vida Toda

Reconhecendo a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil, o pacto dedica especial atenção à primeira infância. Busca-se garantir um ambiente acolhedor e estimulante para as crianças, com acesso a serviços de saúde, educação e proteção social, promovendo assim um crescimento saudável e alicerçado para toda a vida.

Por que investir na Primeira Infância?

1

Alta Plasticidade Cerebral: O cérebro das crianças apresenta uma incrível capacidade de se desenvolver e se adaptar.

2

Quebra dos Ciclos de Pobreza e Vulnerabilidade: Ao oferecer acesso a serviços de saúde, educação de qualidade e apoio social, é possível proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento saudável das crianças, aumentando suas chances de sucesso acadêmico e profissional no futuro.

3

Retorno do Investimento: James Heckman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2000, afirmou que cada dólar gasto pelo governo com uma criança na primeira infância trará um retorno de 7 dólares até ela completar 50 anos. Esse retorno está relacionado a uma série de benefícios, como redução da criminalidade, melhoria da saúde mental e física, aumento da produtividade e diminuição dos gastos com assistência social ao longo da vida.

4

Aproveitar as janelas de oportunidades nesse período, com os estímulos necessários proporcionará uma infância mais saudável e feliz. A criança de 0 a 6 anos constrói instrumentos emocionais e intelectuais para lidar com os desafios, frustrações e perdas, para conviver na família, na comunidade e na sociedade, para avançar na vida escolar e profissional.

Pular para o conteúdo