Pacto Pelas Crianças | Secretaria de Governo

Pacto pelas Crianças,Uespi e Seduc iniciam curso de formação de brinquedista e organização de brinquedoteca

Compartilhar:

O Pacto Pelas Crianças do Piauí, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deram início, nesta segunda-feira (12), ao curso de formação do brinquedista e organização de brinquedotecas.  Trata-se de um projeto ofertado pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), com realização no Campus Torquato Neto, em Teresina.

O curso oferece uma formação especializada, focando nos fundamentos conceituais e técnicos necessários para a organização de brinquedotecas e a atuação de brinquedistas. Essa iniciativa visa promover uma experiência educacional dinâmica e eficiente, combinando aulas em tempo real, plantões de dúvidas e suporte técnico contínuo através de plataformas digitais como WhatsApp e Google Sala de Aula.

A primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças no Piauí, agradeceu ao reitor e à Universidade Estadual do Piauí por ter abraçado esse projeto de formação do profissional brinquedista. “Quando elaboramos o projeto, vimos que não basta apenas o acesso aos brinquedos, as crianças precisam de um brincar qualificado. Então, a partir disso, surgiu a ideia de fazer a mobilização desses profissionais da educação para participar desse curso aqui no estado do Piauí”, pontua Isabel Fonteles.

Atualmente, 70 Professores estão em formação, sendo 44 deles ligados à Secretaria de Estado da Educação e os demais oriundos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí. A qualificação possui carga horária de 80 horas, distribuídas em conteúdos práticos e teóricos. As aulas iniciaram no último dia 10 de agosto e irão ocorrer aos sábados, das 8h às 10h, e às terças-feiras, das 19h às 22h.

O reitor da Uespi, Evandro Alberto, parabenizou as equipes do Pacto pelas Crianças e da Seduc e reafirmou o compromisso da universidade em oferecer formação de qualidade para esses profissionais. Destacou que todos os campi têm profissionais participando da qualificação e vai garantir a formação continuada, com o intuito de alcançar todos os municípios do Piauí, promovendo o bem-estar social e o desenvolvimento saudável das crianças através do brincar.

Washington Bandeira, secretário da Educação, destaca que cuidar das crianças, educá-las e promover seu bem-estar social e saúde em todos os aspectos garante um futuro melhor para o estado. “Nossa tarefa envolve a articulação com todos os atores envolvidos nas políticas para esse segmento tão importante. Costumo dizer que este é o investimento mais valioso e rentável que existe, pois pavimenta o caminho para o desenvolvimento social e econômico do nosso estado”, frisa o gestor.

Compartilhar:
Pular para o conteúdo