Pacto Pelas Crianças | Secretaria de Governo

Governo do Estado premia 104 escolas e comemora dois anos do Pacto pelas Crianças nesta quarta (23)

Compartilhar:

São esperados cerca de 1.500 convidados, entre prefeitos, primeiras-damas, gestores municipais de Educação, professores, lideranças escolares e representantes de instituições parceiras.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) e do Programa Pacto pelas Crianças, realiza, nesta quarta-feira (23), no Centro de Convenções de Teresina, o Pacto pela Educação 2025, com a presença do governador Rafael Fonteles. O evento contará com a premiação de 104 escolas que se destacaram pelos avanços na alfabetização de crianças na idade certa (Prêmio Alfa-10); a entrega dos emblemas do Selo Nacional Compromisso Criança Alfabetizada; além da comemoração dos dois anos de criação do Pacto pelas Crianças, que vem mobilizando municípios, escolas e profissionais da educação para garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever até os sete anos de idade.

A programação tem início às 9h com a palestra “Educação Municipal: Política, Planejamento, Gestão e Colaboração”, proferida por Danilo de Melo Souza da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A abertura oficial do evento será às 10h30, com a celebração de aniversário do Pacto pelas Crianças do Piauí e a foto oficial com 61 prefeitos que já receberam o kit creche. Às 14h, acontece a 4ª edição do Prêmio Alfa 10.

Avanços que merecem ser celebrados

Criado para valorizar boas práticas e estimular a melhoria dos índices de aprendizagem, o Prêmio Alfa-10 reconhece escolas públicas, estaduais e municipais, com base nos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização (Idepi-Alfa). Em 2023, 78 escolas foram premiadas. Neste ano, o número subiu para 104.

Mas o prêmio vai além do reconhecimento. As escolas contempladas tornam-se referência dentro da rede e assumem um papel ativo na cooperação técnico-pedagógica com outras unidades que enfrentam maiores desafios. É uma forma de espalhar boas práticas e fortalecer uma rede solidária de aprendizagem em todo o estado.

Compartilhar:
Pular para o conteúdo