A ferramenta digital está em fase de testes no município de Lagoa do Piauí e promete integrar informações essenciais sobre o desenvolvimento infantil.
A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles; o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, o médico Francisco Júnior e a equipe técnica responsável pelo desenvolvimento do aplicativo Piauí Primeira Infância participaram, nessa terça-feira (8), de reunião com o objetivo alinhar os próximos passos do projeto, que já está em fase de testes no município de Lagoa do Piauí.
A iniciativa visa integrar e fortalecer as políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos, por meio do uso de tecnologia. O aplicativo reunirá dados essenciais sobre o desenvolvimento infantil, como caderneta de vacinação, histórico de consultas e exames, além do acompanhamento gestacional. Também oferecerá capacitação para profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social.
“O app é uma ferramenta estratégica para o monitoramento e gestão das políticas públicas voltadas à primeira infância no estado. Com dados atualizados em tempo real, é possível que o poder público trabalhe de forma assertiva. A ação conecta família, escola e gestão, por meio da tecnologia, facilitando vidas e transformando o futuro”, destacou o presidente da Etipi, Ellen Gera.
A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, reforçou a importância do trabalho intersetorial. “Essa união entre tecnologia, gestão e cuidado é fundamental para garantir que nenhuma criança fique para trás. Estamos comprometidos em construir um futuro mais justo e promissor desde os primeiros anos de vida”, destacou a gestora.
Representando a equipe técnica responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, o médico Francisco Júnior ressaltou os impactos esperados. “A tecnologia tem o potencial de revolucionar o cuidado com a infância. Ao oferecer informações organizadas e acessíveis, conseguimos atuar de forma mais preventiva e assertiva na saúde e no bem-estar das nossas crianças”, completa o profissional.
Com a fase de testes em andamento, o Governo do Estado trabalha para que o Piauí Primeira Infância seja, em breve, expandido para outros municípios. A expectativa é que a ferramenta se torne um aliado fundamental na execução do Pacto pelas Crianças do Piauí, fortalecendo a atenção integral à infância no estado.