Pacto Pelas Crianças | Secretaria de Governo

Curso de Brinquedistas e Organizadores de Brinquedotecas é concluído com êxito no Piauí

Compartilhar:

O Curso de Formação para Brinquedistas e Organizadores de Brinquedotecas, promovido pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e o Pacto pelas Crianças do Piauí, foi concluído nessa terça-feira (8).

Iniciada em 10 de agosto, a formação contou com a participação de 70 pessoas, representando as três instituições envolvidas. O foco do curso foi o brincar na Primeira Infância, uma etapa essencial para o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos.

“É a primeira vez que o Piauí oferece um curso de formação de brinquedistas. Essa iniciativa reforça o trabalho de profissionais que atuam em espaços como escolas, creches, hospitais e outros ambientes nos quais o brincar é fundamental para o desenvolvimento e bem-estar, especialmente das crianças na Primeira Infância”, destacou Isabel Fonteles, Coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí e idealizadora do curso.

Essa é também a primeira formação dessa categoria promovida pela Uespi, em parceria com a Associação Brasileira de Brinquedistas (ABBRI), a única instituição no Brasil a oferecer essa especialização.
“A Uespi se orgulha de liderar uma iniciativa que coloca o brincar como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral e a inclusão social”, afirmou a Profa. Dalva Estela, diretora do Departamento de Assuntos Pedagógicos (DAP) da Uespi. “Acreditamos que o brincar é um direito fundamental, e esse curso representa um marco importante para garantir esse direito no Piauí”, concluiu.

Multiplicadores do Brincar
Lucineide Cavalcante Ferreira, uma das participantes do curso, compartilhou sua experiência: “Sempre acreditei no poder transformador do brincar, mas este curso expandiu meus horizontes e me apresentou um universo de possibilidades que eu desconhecia. Aprender sobre a importância do brincar para todas as idades foi uma experiência reveladora.”

Lucineide destacou que aplicará a nova abordagem na Brinquedocreche da Casa da Mulher Brasileira, onde trabalha como brinquedista. “Incentivarei o brincar e a criatividade em cada espaço! Sou muito grata à UESPI, à SEDUC e ao Pacto pelas Crianças por essa oportunidade única”, acrescentou.

Outro aspecto de destaque da formação foi a ênfase na ECO Brinquedoteca, com foco na sustentabilidade e no reaproveitamento de materiais, buscando minimizar o impacto ambiental. “O curso não exclui o uso de brinquedos industrializados, mas promove um equilíbrio entre esses e os brinquedos confeccionados com materiais naturais, como madeira, papel e outros recicláveis”, explicou a Profa. Dalva Estela.

Compartilhar:
Pular para o conteúdo